O vinhedo da Villa Bari está localizado nas colinas de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Nessa região do Brasil, o clima subtropical, caracterizado por chuvas bem distribuídas durante todo ano, e por verões quentes e invernos frios, é apropriado para o cultivo de uvas. Além de Cabernet Sauvignon, Franc e Merlot, foi introduzida a casta Tannat, que se adaptou perfeitamente às características do terreno e do microclima local.
Os vinhos têm aromas de uvas secas, oriundos da maturação prolongada e do afinamento em garrafa por dois anos.
A produção é limitada a 5000 garrafas ao ano.
O produtor Luiz Barichello é neto de italianos do Vêneto, que chegaram ao Sul do Brasil em 1885 e fundaram a cidade de Garibaldi, reconhecida por sua produção de vinhos e espumantes. Cresceu envolvido no ambiente da vinicultura e aprendeu com seu pai e com seu avô a cultivar a paixão pelos vinhedos e pelo vinho, formando, assim, uma memória olfativa e sentimental que agora procura reproduzir em seus próprios vinhos. Estudou Administração de Empresas, Geologia e Ontopsicologia. Por 30 anos comandou a área financeira de dois grupos empresariais em Porto Alegre.
Em paralelo à sua atividade profissional, continuou alimentando o amor pela terra e pelo vinho, com diversas viagens à Itália e à França, onde conheceu os mais importantes produtores de vinho, entre eles Giuseppe Quintarelli em Valpolicella, com quem dividiu oportunidades associativas.
Barichello iniciou sua atividade de produtor de vinhos em 2001 com a produção dos vinhos L´Arco, em Valpolicella, nas cercanias de Verona. Ainda em 2001, expandiu sua paixão e experiência com o projeto Villa Bari, numa área de solos e clima próprios para o cultivo de uvas destinadas à vinificação pelo método de appassimento aplicado em Valpolicella.
Em 2005 incrementou sua atividade, construindo a vinícola Villa Triturris, na região do Chianti Classico, próximo à Florença, e, em 2008, inicia o projeto Villa Agrelo, em Mendoza, na Argentina.
Visão panorâmica da Villa Bari com os vinhedos ancorados por pilares de granito rosa, esculpidos por artesãos locais.
Solo com predominância de minerais oriundos de rochas em decomposição, rico em arenito e matéria orgânica.
Boa insolação e amplitude térmica média de 12°C, associada a uma temperatura média de 25°C, formam condições ideais para uma boa maturação da uva.
Os vinhos em garrafa evoluem por diversos anos em adega climatizada, com umidade e temperatura controladas.